quinta-feira, junho 30, 2005

Pouca Vergonha

Um dia destes estava na estação de metro e na outra linha passou um comboio, lá dentro iam dois adolescentes em pé agarrados um ao outro a beijarem-se escandalosamente enquanto a audiência de hora de ponta observava escandalizada aquele espectáculo gratuito de erotismo público. Será que estes putos de hoje em dia não aprendem nada na escola? Vamos lá a implementar a educação sexual, de modo a evitar estes espectáculos públicos repugnantes de baixa qualidade. E os bispos que vão mas é pragar cultura em vez de entravarem o progresso ético da sociedade.

terça-feira, junho 21, 2005

Rápida Actividade

Agora sinto-me mais seguro porque o policiamento nas praias vai ser reforçado.
Assim, quando fôr para a praia de Carcavelos ou para Loures comer uma caracolada e beber umas imperiais já não vou ter medo de ser abordado pela fuga massiva ao fisco...quer dizer os outros é que fugiam, porque os que não pagaram ao fisco lhes roubaram o lanche que haviam de ter levado naquele dia para a beira mar...quando se deram conta da situação todos reagiram em prol de um bom desenvolvimento da actividade recuperadora de dignidade fictícia e 'reconhecimento social'.
Aproveitando a deixa O francês não se entendeu com o resto da malta e agora não há subsídios agrícolas para ninguém, porque desviavam demais e não pode ser...
O que será que estão a preparar para nos iludir acerca da indecisão que rodeia o Tratado europeu? De quanto tempo irá ser o silêncio e as movimentações subtis da demagogia europeia?
A moeda é muito bonita, mas antes de a partilhármos vamos distribuí-la, depois logo se verá!

sábado, junho 18, 2005

O arrastão

Os senhores têm de se pôr à cautela, porque o povo organiza-se para resolver os seus problemas, e aqueles que saiem prejudicados manifestam-se contra a falta de segurança( que é um dado adquirido, digamos fruto do desempenho evolutivo das forças de segurança não actualizadas ).
Se eu estivesse na praia de carcavelos naquela tarde, o que é físicamente impossível, teria enrolado os meus pertences na super toalha de praia e entrado na foz do tejo a flutuar....não sabe nadar yô!

Reflexo do Mal

Esta noite assisti a um fenómeno de violência incrível, praticado por um GNR do posto de Alverca. Passei de carro, e vi um agente espancar um quase menor, enquanto outros cinco estavam detidos contra a parede para observação por outro agente. Estacionei o carro, e enquanto a minha cara metade foi tratar de uns assuntos próprios, decidi ir observar aquela cena ali a cem metros. Quando cheguei ao local, um popular conhecido meu encontrava-se já como espectador do acontecimento. Após um desenvolvimento muito própro enre os guardas e os adolescentes, o guarda que ainda há pouco agredia um dos jovens , o jovem que agora se encontrava no chão sentado com as mãos atrás das costas, nos disse: Vamos circular, não há aqui nada para ver...!!
Ao que o conhecido popular respondeu: Estou a ver o que se passa à porta de minha casa....já não se pode estar na rua?!
Enfim, a mim lembrou-me as histórias da velha senhora, aquela que morreu antes de eu nascer.
O facto é que assisti a uma situação complicada de integridade social corrompida.
Mas pasando adiante e não ficando por aqui, aproveito também expôr que a exploração de mão de obra infantil é um acontecimento real em Portugal, que até rima, mas no fundo quer dizer que também em Portugal se vive com a exploração de mão de obra infantil. Sucessivamente encontro a mesma mãe jovem de uma criança de 4 ou 5, quem sabe 6 anos, ambas naturais do Leste, que procuram auxílio financeiro na bondade da contribuição diária sucessiva do cidadão produtor rotineiro que utiliza a medida universal "Metro". Isto, é claro, logo depois de ter abandonado a carruagem em que eu seguia, um senhor de mão amputada e invisual, que não teve tanto rendimento como a mãe da filha anteriormente mencionada que ainda 'angariou' € e tanto por contribuição do português bem disposto, numa viagem curta da Alameda a Alvalade.
Estou de fim de semana, e espero que a vida me sorria sempre. Não quero mais que isso...não quero mais nada, só quero viver.
Parte da vida é a integridade social.

quinta-feira, junho 09, 2005

A ignorância sai mais cara que a educação

Portugal tem uma percentagem de utilizadores de internet que ronda os 30 a 40 % da população nacional. A nível da europa são números desastrosos. O que eu estou interessado em saber é se estes números percentuais são resultado do fraco nível económico ou do fraco nível cultural? Ou de ambos? e qual tem mesmo assim mais influência. A velocidade a que vive a sociedade de hoje é enorme comparando com o ritmo a que tudo se desenrolava há 50 anos passados. A nível das massas médias tudo era muio mais distante a nível de informação, sem televisão e sem internet a informação era pouco difusa e lentamente se propagava...esta evolução lenta, promoveu um estado de realidade em atraso dos acontecimentos a nível da população global. Acontecia assim com a maioria, só uma pequena elite tinha acesso à rádio além das potências militares. Com o aparecimento dos mostradores de sinal e a computação de sistemas, implementados às redes de informação, depressa passámos a viver na era da comunicação. Mas na era da comunicação é necessário saber lidar com os meios de comunicação, capacidade desenvolvida pelo sistema educacional e qualidade dos seus resultados.
Aqui neste bocadito de terra ainda mandam ideais que nada têm a ver com o nosso tempo.
Pelo investimento na educação, qualidade e segurança de emprego e garantia de qualidade social não se manifestam os altos cargos políticos e económicos.
Meus senhores, temos dois polos de comunicação globais bem definidos, o poder político a par com a economia utilizam-se dos meios existentes a seu favor explorando o 'polo' de mais baixo potêncial degradando assim a situação sócio-cultural desse mesmo 'polo', sempre justificando esses resultados pela fraca prestação dos que trabalham e têm que consumir e investir à parva sem saber que vai cair tudo no mesmo sítio.. a velha técnica de discurso demagôgo. E no nosso país a balança que compara estes dois polos está a pender para a mesma ala há já desde que cá estou....
Então e as pensões dos senhores ministros! Porque será que eles têm o direito de ter e nós o dever de pagar? É a lei da constituição, e tal!...devia ser propostada para revisão.

quarta-feira, junho 08, 2005

Cultura na cidade adormecida

O fim de semana passado assisti ao festival 'TransformZone', organizado pela editora independente Transformadores em parceria com o pelourinho da juventude da CM de Vila Franca de Xira. O evento realizou-se em Alverca nas instalações da Sociedade Filarmónica.
Fiquei admirado por o evento se realizar em Alverca...depois vim a constatar que a Presidente da Cãmara de Vila Franca de Xira é também Presidente da Junta Metropolitana de Lisboa e ficou tudo explicado visto que havia interesse da parte da editora em arranjar um local para o festival se realizar na zona metropolitana.
A desilusão seguiu-se com a fraca adesão ao festival, salvo a actuação dos Rádio Macau na sexta à noite parece que foi mesmo muito pouco o público que compareceu. Sinal de falta de divulgação do Festival, desatenção do público e também desinteresse pela cultura em geral.
Parabéns aos poucos e bons que apareceram e melhor sorte para a próxima para aqueles que foram para a praia ou ficaram em casa a ver o 'Fiel ou Infiel' e a 'Quinta das Celebridades'.
O sábado foi iluminado pela actuação do DJ Mee K dos Future Funk, para quem gostar de Drum & Bass e tiver oportunidade de ver é de não perder. Outras bandas estiveram presentes sem no entanto suscitarem muito o agrado do pouco público presente.
O auge deu-se no domingo com os Dead Combo a tocarem para duas ou três dezenas de pessoas em silêncio e deliciadas com a harmonia do duo fora de série no panorama da música Portuguesa.

Dead Combo

Os Administradores do banco de Portugal também apertam o Cinto... a 60 viaturas novinhas - Faz deste povinho Estúpido

Aqui está uma notícia que recebi por mail que acho estonteante, leiam e revoltem-se...
"Estando nós habituados a ver o Dr. Vitor Constâncio a defender, dia sim dia não, a contenção da massa salarial, em especial a dos funcionários públicos, e tendo sido que o Governo decidiu que os assalariados que auferem de salário mínimo só podem ter aumentos equivalentes a uma bica por dia de trabalho efectivo, não deixou de ser uma feliz coincidência saber que os administradores do Banco de Portugal também apertam o cinto.

Pois, apertam o cinto de viaturas novinhas em folha: o governador, Vítor Constâncio, teve direito a um BMW 530 D, no valor de 67400 euros (13400 contos). Para dois administradores foram um Saab Sport Sedam 2.2, no valor de 37 mil euros (7400 contos) e um Volvo V40 1.9D, de 36730 euros(7363 contos). E para que o motorista do Dr. Vitor Constâncio não se sentisse diminuído também levou um Peugeot 206 color line.

No Banco de Portugal existem 56 viaturas atribuídas para 1794 funcionários, o que dá um carrinho por cada 32 almas. O mesmo rácio aplicado à DGCI implicaria que esta disporia de um parque com nada menos que com 406 viaturas, o que agora dava um jeitão para cumprir as últimas ordens do senhor ministro a, e ir a correr atrás de todos os que devem impostos a ver se davam um remendinho no buraco orçamental. E se aplicado aos 700.000 funcionários públicos isso implicaria que o Estado deveria ter qualquer coisa como 21.875 viaturas, o que dava ocupação à Ford Europa por uns tempinhos.

Ao que parece, o Banco de Portugal dá o exemplo de uma forma original: quem parte e reparte e não fica com a melhor parte ou é estúpido ou não tem arte. E o Dr. Vitor Constâncio que há uns tempos aumentou o seu próprio vencimento, de estúpido não parece ter mesmo nada, podia era andar um pouco mais calado.

Parabéns Dr. Vitor Constâncio!"