quarta-feira, outubro 19, 2005

Qual vai ser a maior do mundo?

Realizou-se ontem em Lisboa na Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã, o Simpósio das Energias Solares.
Os alemães, são investidores interessados em Portugal devido às condições atractivas que se propocionam no nosso país a nível do mercado das energias alternativas. Na Alemanha, a indústria das energias renováveis já rendeu 1,5 mil milhões de euros e mais de 20 mil empregos.

Portugal tem 2300 horas de sol por ano, é o terceiro país da UE com maior potencial para a produção de energia solar.


Um projecto de uma central fotovoltaica com 116 megawatts (Mw) de potência instalada, planeado por um consórcio internacional liderado pela empresa La Sabina aguarda pelo aval do Ministério da Economia.
A localização da central está prevista para a mina de São Domingos em Mértola por ser uma das zonas com maior exposição solar no nosso país.

A La Sabina em parceria com as empresas alemãs de energias renováveis Roth e Rau e Villa Lohberg mais a Siemens Portugal, pervê a deslocação do investimento de 426 milhões de euros e criador de 550 postos de trabalho até 2010, para Espanha, isto se o governo não subsidiar a tarifa sobre a energia solar. Sem a subsidiação da tarifa pelo Estado português o consórcio de empresas considera o investimento economicamente inviável.
Numa última tentativa de levar por diante o projecto, o consórcio está a tentar junto do Estado português, que o projecto não seja visto apenas como um avanço no campo energético mas também como medida de apoio estrutural para o Alentejo. Desta forma o projecto poderá inserir-se no âmbito do Conselho de Ministros 95/2005, de 24 de Maio, como um projecto de potencial interesse nacional (PIN). O PIN reconhece empreendimentos que apresentem sustentabilidade ambiental e territorial, com investimento superior a 25 milhões de euros e apresentem impacte positivo em pelo menos quatro domínios:

- criação e/ou qualificação de emprego;
- inserção em estratégias de desenvolvimento regional ou contribuição para a dinamização económica de regiões com menor grau de desenvolvimento;
- produção de bens e serviços transaccionáveis, de carácter inovador e em mercados com potencial de crescimento;
- eficiência energética e/ou favorecimento de fontes de energia renováveis.

O projecto vai aproveitar 250 hectares de terreno e instalar 116 blocos de painéis solares com capacidade para alimentar as necessidades de 130 mil fogos.


Outro projecto é a central fotovoltaica de Moura, com uma potência instalada de 64 megawatts (Mw) consiste num investimento de 250 milhões de euros. A anfitriã deste projecto será a freguesia da Amareleja. São aproveitados 114 hectares de terreno, para a produção anual de 88 gigawatts/hora de electricidade correspondentes a uma injecção na rede de 49,6 Mw.

O projecto fica a cargo da Amper Central Solar, empresa criada pela Câmara Municipal de Moura e que detém 90 % do capital social, sendo os 10 % restantes pertencentes à Renatura. A esta parceria público-privada, junta-se a BP Solar como empresa fornecedora da tecnologia e que tem já em vista a construção de uma fábrica de painéis fotovoltaicos, tecnologia em que é líder mundial. A fábrica irá promover a criação de 240 postos de trabalho.

O processo de licenciamento da central fotovoltaica de Moura dura há quase 4 anos, tem em vista o desenvolvimento económico e social da região que é a mais pobre do país e uma das mais pobres da Europa. O empreendimento pretende no futuro criar condições para atraír empresas ligadas à investigação e desenvolvimento na área das energias renováveis e das tecnologias do hidrogénio, permitindo a criação de 2000 postos de trabalho na totalidade do projecto.

Este projecto peca por ser entregue ao escritório de advogados Simmons&Simmons Rebelo de Sousa, a elaboração de toda a documentação jurídica em sistema “Corporate Governance”. Isto poderá influenciar as relações empresariais com novos investidores tendo em vista a satisfação de interesses particulares, bem ao estilo deste nosso Bananal. A homologação da licença de construção da central estava prevista para 13 de Outubro de 2005 pelo secretário de Estado Adjunto da Indústria e da Inovação, Castro Guerra, tendo a obra início previsto para o segundo semestre de 2006. A homologação foi cancelada sem motivo revelado pelo Executivo. Será que o governo está no encalço do fecho de contrato com a Simmons&Simmons?

Esta será a maior central fotovoltaica do mundo caso a central de São Domingos não receba o aval do Estado.

8 Comments:

Blogger xipsocial said...

Já é a segunda vez que fazem esse reparo, que eu acho estranho, pois em todos os PCs em que já visualizei o blog o fundo do 'main wraper' é branco e as letras são pretas! Não consigo entender! Nem sei ainda como posso alterar a situação. As minhas desculpas e obrigado pelo aviso!

4:30 da tarde  
Blogger H. Sousa said...

Gostei das informações aqui transmitidas, é um assunto que muito me interessa e devia interessar aos que (des)governam este país.
Se quiseres mexer nas cores, pede a alguém com experiência para te alterar o "template".

5:33 da tarde  
Blogger xipsocial said...

Eu já alterei as cores, o problema, acabei agora de saber, é o browser. Com o IExplorer está ok, o firefox é que troca isto tudo...mal menor!

5:43 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Keep up the good work Penis pictures of pyrones disease Pee milky fluid Adult mature homemade wives nj video clips Naruto bondage Rohipnol xanax airline tickets usa poland Vegas craps pay outs information king crab fishing Free computer training schools in new york city 1721 cisco ios isuzu gauge pee movies dvd http://www.dodge-srt-10.info/diagnosing-atopic-dermatitis.html price 30 protonix 40mg lillian fortunato ca Mitsubishi hd 1080 info oldsmobile 79 cutlass topamax no percription bankruptcy attorney

4:31 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Cool blog, interesting information... Keep it UP Petter panda dance Hiking trails in marquette county Soft roof racks for surf boards Lens projectors fisheye custom antidepressants leading to suicide effects mesotherapy side At&t answering machines manuals Kreuz mit blumen oxycontin sluts antidepressants citalopram Peugeot 307 face lift picture High blood pressure and quiting antidepressants

5:15 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Very cool design! Useful information. Go on! http://www.life-insurance-companies-5c-27-3elife-insurance-comp.info/Oldsmobiledelta88parts.html Headsets pc 160 Chronic drug therepy sciatic pain relief changing faucet The discovery of tadalafil Acne clear light treatment Cellphone law minnesota Heating business nj Computer internal harddrive Claudia ferrari bio x How do i lose weight after effexor type f12 hepa filter Dodge neon cold air intakes

11:53 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Enjoyed a lot! » »

7:47 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

nice post, it's really interesting for me today, thx

8:09 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home