terça-feira, setembro 13, 2005

Prós e Contras de ontem, "Corrupção"

O debate foi de veras interessante, foram levantadas várias quetões cujas respostas e discussão das mesmas colocam em causa várias figuras políticas cá do burgo.
O representante das autarquias, em minha opinião deveria ter tido uma posição mais honesta relativamente ao que se passa pelo país fora ao nível das regiões. Em vez disso escondeu-se atrás de argumentos como: " encontro-me numa posição ingrata neste debate" e " não se pode generalizar". Logo por aqui são algo evidentes os problemas regionais, e a acrescentar o problema da não descentralização de poder, ficamos com um pau de dois bicos, revelador do relacionamento 'viciado' entre o poder central e as regiões.
Gostei acima de tudo da maneira aberta como todos os intervenientes falaram do ciclo fechado e impenetrável por parte da legislação, no que se refere à corrupção desde o autarca ou vereador de Câmara até aos lugares da Assembleia. Chegou a falar-se na revisão da legislação e a concluir-se que essa medida é inatingível, ao abrigo dos partidos e políticos que rularam nos últimos 30 anos.
Seriam úteis mais debates mediáticos sobre esta e outras questões, para que a população se resignasse de forma massiva contra a pouca vergonha de sistema político em que vivemos.