Negócio de Futuro
Biocombustíveis: Água & Ambiente - O Jornal de Negócios do Ambiente
Apanhado da edição de Abril de 2005
Os Biocombustíveis podem representar uma redução de 50 milhões de euros por ano nas importações nacionais de petróleo. Isto porque, a directiva comunitária obriga a incorporar, até 2010, 5,75% destes combustíveis na gasolina e no gasóleo...este mercado é ainda nulo...
Os biocombustíveis podem ser utilizados em substituição dos combustíveis tradicionais ou em mistura. São obtidos através da transformação ou da fermentação de fontes biológicas não-fósseis, como óleos vegetais, beterraba sacarina, cereais e outras culturas e resíduos orgânicos.
Os biocombustíveis incluem o biodisel (fabricado a partir de oleaginosas e de óleo de cozinha usado), o bioeteanol (produzido a partir de culturas cerealíferas e açucareiras) e o biogás (proveniente dos gases de aterros e dos resíduos agrícolas).
Fábricas em Projecto: A Dieselbase está em funcionamento e produz 1 tonelada por dia de biodisel do tipo FAME e utiliza como matéria prima o óleo vegatal de frituras...o negócio tam vindo a crescer para esta fábrica. Há um projecto para a criação de uma unidade de produção de biodiesel pela Iberol, com um investimento de 60 milhões de euros, vai permitir potenciar a promoção da utilização de biocombustíveis nos transportes. No Alqueva também se prespectiva a instalação de uma unidade produtora de bioetanol e outra de biodiesel.